Seja bem vindo ao Sou Cerâmica

Modelando pratos no torno

Nesta aula, você vai aprender a modelar pratos no torno, entendendo como abrir a argila, distribuir o material corretamente e construir a base e a aba da peça com equilíbrio.

Ao longo do processo, você também aprende a controlar o formato, evitar deformações e trabalhar o prato de forma mais segura.

Além da modelagem, a aula mostra como realizar o acabamento, incluindo a definição do pé, ajustes de espessura e cuidados com a secagem, ajudando você a criar pratos mais leves, bem estruturados e com um resultado final mais refinado. 

Para você espiar:
Qual é o objetivo final dessa videoaula?
O objetivo dessa aula é te ensinar a modelar um prato no torno com estrutura, equilíbrio e bom acabamento, desenvolvendo controle da forma e evitando os erros mais comuns nesse tipo de peça.
Para quem é essa aula?
Essa aula é indicada para quem já teve contato com o torno e quer avançar na criação de peças mais desafiadoras, como pratos. Também é ideal para quem já tentou fazer pratos, mas teve dificuldades com deformações, espessura irregular ou acabamento, e quer aprender um processo mais seguro e organizado.
Quais materiais e ferramentas utilizados?
Para acompanhar a aula, você vai utilizar os materiais básicos do trabalho no torno, como argila, torno elétrico e água para auxiliar na modelagem. Além disso, são utilizadas algumas ferramentas simples para abrir, dar forma e finalizar o prato, além de apoios para o processo de acabamento — mas tudo pode ser adaptado com o que você já tem no seu ateliê. O foco da aula está na técnica e no controle da peça, permitindo que você desenvolva pratos mais equilibrados e bem acabados, independentemente dos materiais utilizados.
Informações Gerais
Tempo de Aula
40 minutos
Áudio
Português
Acesso
imediato e vitalício
Online e no seu ritmo
Valor da Aula

R$97